Redes sociais na contabilidade: aprenda a se tornar mais visível para seus clientes

Rogerio
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O que você verá neste artigo:

Você sabe como funcionam as redes sociais na contabilidade? Leia este artigo e aprenda tudo sobre as redes sociais e como elas podem aumentar a visibilidade do seu escritório de contabilidade

As redes sociais têm dominado o mercado. Em todos os setores, elas se tornaram uma importante ferramenta de captação, prospecção e relacionamento com o cliente. E não seria diferente com escritórios de contabilidade. As redes sociais na contabilidade, cada vez mais, se tornam indispensáveis para o contador que deseja ter mais visibilidade, aumentar a sua carteira de clientes e, inclusive, que deseja se comunicar melhor com a sua audiência. 

O mercado contábil é muito competitivo e o crescimento de um escritório envolve inúmeros desafios e, sem dúvidas, o principal deles é se destacar em meio à concorrência. Esse desafio parece ainda mais assustador quando o contador não entende muito bem ou não aplica as melhores estratégias de marketing dentro dos seus canais de comunicação. Neste cenário, é muito comum se deparar com escritórios com mais experiência e orçamento que, por sua vez, estão muito à frente no mercado competitivo. 

As redes sociais na contabilidade são como grandes vitrines de shopping, com milhões de usuários que estão à procura de entretenimento mas, também, de bons negócios. Por isso, é fundamental saber se posicionar bem nas redes, gerenciando a sua conta para conseguir tirar o melhor proveito do que as plataformas podem oferecer. 

Dessa forma, se você quer captar mais clientes, aumentar a sua carteira, alcançar um público relevante e se destacar no mercado competitivo, chegou a hora de investir nas redes sociais na contabilidade como uma das ferramentas para alcançar esses objetivos. Quer saber como fazer isso? Então, continue a leitura e aprenda tudo o que você precisa saber sobre as redes sociais na contabilidade.

A importância de estar presente nas redes sociais na contabilidade

O perfil do consumidor mudou em vários aspectos, principalmente no que diz respeito às redes sociais. O Brasil possui os usuários que passam mais horas por dia nas redes sociais, segundo dados da Comscore. Em vista disso, estar presente nas mídias sociais se tornou extremamente necessário para um escritório de contabilidade, pois as plataformas permitem uma boa interação com o consumidor, melhorando a relação entre cliente e marca e compartilhando interesses em comum.

A facilidade no acesso à internet e as constantes mudanças na jornada do consumidor fizeram com que as redes sociais se tornassem uma grande oportunidade de conquistar o público-alvo nos primeiros momentos. Por meio delas, o contador consegue estar onde o cliente está, facilitando a comunicação, a captação e alcançando um público bem maior do que ele conseguiria organicamente.

Ao optar por utilizar as redes sociais na contabilidade e traçando boas estratégias, é possível engajar a sua audiência nos mais diversos canais, trazendo-a para perto e fazendo-a entender como a sua solução pode ser útil para o que ela precisa.

Vantagens das redes sociais na contabilidade

Você já entendeu como as redes sociais na contabilidade são importantes para um escritório. Agora, chegou a hora de descobrir como os resultados das ações podem fazer parte das demais estratégias do seu escritório de contabilidade. Continue a leitura e veja como as ações a seguir podem ser beneficiadas pelo uso das redes sociais!

Relacionamento fora do ambiente comercial

Se o seu objetivo é ter um relacionamento mais próximo com o consumidor, é importante ter em mente que uma relação estritamente comercial com o cliente dificulta muito isso, principalmente nas etapas de atração e fidelização. 

Por isso, é muito importante estar nas redes sociais, pois por meio delas é possível criar uma interação mais amigável e humanizada com o seu público. Esse tipo de ação atrai os consumidores e mostra a preocupação em ter uma relação diferente e não apenas de compra e venda.

As redes sociais na contabilidade trazem mais tráfego para seu site

Da mesma forma que ter uma audiência grande e engajada aumentará seu número de vendas, ter um site também é fundamental para conseguir vender mais e, consequentemente, aumentar a carteira de clientes. Porém, para que um site tenha bons resultados e traga boas oportunidades de negócio, é indispensável que ele tenha tráfego e desperte interesse nos usuários.

As redes sociais podem ser uma porta de entrada para o site do escritório, contribuindo nas estratégias de marketing de conteúdo em um funil de vendas, por exemplo. Como? Isso é simples! Em seus posts e no perfil, você pode inserir links que direcionam o usuário diretamente ao seu site. Assim, você gera mais tráfego à sua página e aumenta as chances daquele prospect se tornar um cliente.

Além disso, também é possível compartilhar as publicações, informações e conteúdos do site diretamente nas redes sociais. Essa estratégia é capaz de atrair novos usuários, envolver mais pessoas com o canal de comunicação e, consequentemente, gerar mais tráfego com usuários que têm maiores chances de serem convertidos em vendas.

Por último, mas não menos importante, por meio da divulgação nas redes sociais, gera-se um efeito cascata: o site ganha mais tráfego, que gera mais relevância à página e melhora o posicionamento orgânico em mecanismos de busca como o Google.

Constroem autoridade

Publicar conteúdos ricos e de qualidade nas redes sociais farão com que seu escritório se torne uma autoridade no mercado. Para esses conteúdos, você pode optar pelo formato que mais gostar: por meio de vídeos no YouTube, artigos e e-books no blog ou dicas práticas e úteis no feed e stories do Instagram. Neste momento, o importante é mostrar que você entende do assunto em questão e que sua expertise pode ajudar o telespectador que acessou o conteúdo.

Aproveite esses conteúdos para publicar sobre assuntos interessantes, que gerem engajamento e que sanem as dores e dúvidas do seu público-alvo. Isso fará com que você, além de estar presente no dia a dia do cliente, também entenda suas necessidades, opiniões e hábitos.

Esse aumento de autoridade nas redes sociais fará com que o público se lembre de você sempre que encontrar um problema ou situação na qual o seu escritório pode ajudar. Isso é importantíssimo e super valioso no processo de captação de clientes.

As redes sociais na contabilidade geram mais oportunidades para causar impacto

As redes sociais na contabilidade oferecem inúmeras possibilidades para que o contador possa apresentar seus serviços e soluções para o cliente. Cada uma das plataformas possui um formato de conteúdo diferente e, por isso, é importante escolher as redes e formatos que mais fazem sentido com o público que você deseja atingir. Afinal, de nada adianta criar conteúdos super elaborados e ricos e postar em uma rede social que o seu público-alvo não está presente, né?

É importante que seus posts causem impacto na audiência. Para isso, você precisa utilizar de linguagem e recursos visuais que chamem a atenção da audiência para a sua marca e, consequentemente, para o que ela pode fazer pelos clientes.

Poder de mensuração

Uma das maiores vantagens de utilizar as redes sociais é a facilidade de mensuração de resultados de campanhas e, também, sobre a análise de retorno sobre o investimento (ROI). Isso porque as redes sociais possuem seus próprios painéis de análise e também podem contar com facilitadores, como o Google Analytics, para avaliar a sua audiência, o perfil dos clientes e as conversões de cada ação.

Dessa forma, com tal controle, é possível identificar o que realmente tem funcionado, quais campanhas têm performado bem e quais precisam passar por alguma alteração. Com esses dados em mãos, você conseguirá redirecionar seus esforços e recursos de acordo com as mudanças que são necessárias para que as ações tragam resultados melhores.

Satisfação do cliente

Acompanhado novamente de um relacionamento direto, ao ser ativo nas redes sociais, você garante ainda mais a satisfação dos seus clientes. Isso diz muito a respeito da mudança do comportamento e dos hábitos do consumidor. Os clientes não querem apenas comprar, eles buscam ser bem atendidos e esperam ter uma boa experiência com as marcas que se relacionam.

Ter uma presença ativa nas redes sociais permite com que o contador identifique, por meio de comentários e mensagens diretas, alguma experiência ruim que um cliente teve, alguma falha na comunicação ou algum processo mal estruturado que afetou a experiência do consumidor. Com esse feedback direto do cliente, é possível reverter essa má impressão do consumidor e, possivelmente, trazê-lo para perto de você novamente.

Ajuda na otimização das estratégias de SEO

Você sabia que ter um perfil ativo e forte nas redes sociais tem impacto direto sobre o ranking do seu site nos mecanismos de busca? É isso mesmo! Os mecanismos de busca, como o Google, consideram os links dos perfis das redes sociais, ranqueando melhor as empresas que possuem um engajamento forte, alto índice de compartilhamento de posts e menções. 

Em contrapartida, o Google não conta o número de seguidores como um parâmetro para influenciar no posicionamento das buscas. A regra já não se aplica ao Bing, por exemplo, que é a segunda ferramenta de busca mais utilizada no mundo. A ferramenta não considera apenas os compartilhamentos e links como algo relevante no ranking dos sites, mas, também, julga como relevante a autoridade do perfil, ou seja, acredita que o número de seguidores de determinado perfil pode interferir no posicionamento da sua marca em uma busca orgânica.

Aumenta o engajamento dos clientes

Um dos maiores objetivos das redes sociais é gerar um relacionamento direto com os clientes. Porém, para que isso seja possível, é necessário que eles engajem e interajam com a sua marca. Sem esse engajamento, é impossível manter essa relação de marca e cliente.

Mas esse engajamento não cai do céu, é preciso que você faça uma movimentação para que a interação surja de forma espontânea. Isso significa que você não pode simplesmente criar conteúdos rasos e publicações aleatórias. É preciso realmente se relacionar com os clientes, seja por meio de comentários, curtidas e até compartilhamentos.

Ao realizar essas ações, o perfil começa a ganhar mais engajamento da audiência, que passará a ter vontade de participar e ser mais ativa dentro da sua comunidade, interagindo com suas publicações, deixando comentários e participando de discussões. Consequentemente, quanto maior o engajamento, maior será o alcance das suas publicações, o que impactará positivamente na sua audiência e no interesse na sua marca e nos serviços contábeis que ela tem a oferecer.

O que é engajamento?

Você pode estar se perguntando agora: “mas afinal, o que é engajamento?”. Acertei? E é exatamente sobre isso que falaremos a seguir.

Engajamento é a relação de uma marca e seus consumidores. Essa interação deve ser de forma natural e voluntária, sendo consequência de uma boa experiência para os indivíduos. O engajamento é algo que vai muito além da compra, resultando em condutores motivacionais que gera um ciclo virtuoso de interações entre a audiência. 

De acordo com Brian Haven, co-fundador da Grand View Research, o engajamento do consumidor pode ser medido em quatro níveis. São eles:

  1. Envolvimento: consiste em despertar o interesse da audiência em relação a um produto ou serviço, apresentando seus valores, a eficácia e como essa se trata de uma boa solução para determinado problema;
  2. Interação: abrange diferentes formas de interação entre marca e consumidor, tais como: likes, comentários, compartilhamentos nas redes sociais e solicitação de informações sobre algum produto ou serviço;
  3. Intimidade: momento em que é estabelecida uma conexão harmoniosa e empática do consumidor com o escritório. Essa conexão pode ser medida por meio de pesquisas de opinião e depoimentos nas redes sociais;
  4. Influência: momento em que o cliente está fidelizado e passa a recomendar os seus serviços para amigos e familiares. 

Segundo um estudo da Constellation Research, realizado em 2016, clientes engajados representam um aumento de 22% nas vendas e de 38% nos lucros de uma empresa.

As melhores redes sociais para escritórios de contabilidade

Apesar do alcance, da visibilidade e da importância das redes sociais na contabilidade, é importante que você saiba que não precisa ter uma conta em cada rede social que aparecer. Isso porque, neste momento, você já deve ter seu público-alvo bem definido e, sendo assim, precisa direcionar todas as suas ações e estratégias para as redes sociais em que esse público-alvo se encontra. 

Essa percepção é extremamente importante, afinal, cada rede social corresponde a um público diferente, com objetivos distintos e, por isso, exigem uma comunicação apropriada para cada uma delas. Por exemplo, se você tem como foco atingir um público que está interessado em abrir empresa, talvez não faça muito sentido criar um perfil em uma rede social onde a audiência apenas publica e consome imagens, sem nenhum tipo de texto ou conteúdo voltado para abertura de empresa. 

As redes sociais mais recomendadas e utilizadas para escritórios de contabilidade são: 

  • Facebook;
  • LinkedIn;
  • Instagram;
  • WhatsApp.

Continue a leitura e aprenda como criar um perfil em cada uma dessas redes sociais, bem como algumas estratégias para aplicar nelas!

Como utilizar o Facebook para escritórios de contabilidade?

O Facebook se tornou um dos principais canais de marketing digital para contabilidade. Isso graças às suas inúmeras oportunidades de começar e impulsionar campanhas que gerem receita para o escritório.

Traçar uma estratégia de marketing no Facebook para escritórios de contabilidade é essencial para quem deseja cultivar um relacionamento com seus clientes e ainda divulgar seus serviços. Porém, para atingir seus objetivos, é necessário saber como realizar esses feitos, afinal, apesar de parecer simples, isso exige um conhecimento nas ferramentas e quais estratégias estão disponíveis.

Inicialmente, é necessário saber se o seu público está concentrado nessa rede social. Se a resposta for sim, continue lendo para conferir dicas que podem otimizar sua divulgação!

Crie uma página no Facebook para o escritório

Ao invés de um perfil, crie uma página para o seu escritório no Facebook. Nela você pode colocar sua marca e assim, diferentemente dos perfis, terá acesso a ferramentas feitas exclusivamente para a divulgação de seu negócio.

Cuide da parte visual da página

O ideal é que sua página seja uma representação de sua marca e do seu escritório de contabilidade. Pensando nisso, a foto de perfil e capa devem conter elementos que representem sua marca e nas dimensões corretas para que fiquem corretas para quem visita sua página. Use seu logo, utilize um esquema de cores que lembrem sua marca e mude a imagem de capa periodicamente para não deixar sua página cair na mesmice.

As dimensões para sua página são:

  • Imagem de Capa: 851 X 315 px;
  • Imagem de Perfil: 128 X 128 px.

Aposte, também, em fotos, ilustrações, citações inspiradoras e infográficos para divulgar seus conteúdos, porque isso atrai cada vez mais pessoas e faz com que elas prestem atenção em seu conteúdo.

Tenha botões de conversão

O Facebook é uma rede social inteligente e sabe que muita gente utiliza o marketing digital para gerar conversões. Escolha um desses botões de call to action e utilize-o para ajudar na geração de leads.

Utilize hashtags

Apesar de muita gente acreditar que isso seja algo mais utilizado no Instagram, o Facebook também as utiliza e isso ajuda a filtrar seu conteúdo, assim as pessoas que procuram especificamente por assuntos que são referentes a seus serviços.

Atente-se ao horário de postagem

Isso é uma coisa que só o seu público pode te dizer. Faça testes com diferentes horários e descubra em qual momento do dia você tem uma interação melhor. Identificando isso, procure postar sempre nos mesmos horários para garantir que boa parte de sua audiência veja seus conteúdos.

Integre o Facebook com seu site

Estenda o alcance de seu Facebook para seu site. Se você tem um site, coloque botões de curtir ou widgets que guiem seu público de um para o outro, pois isso gera interação com sua marca na rede social.

Responda rapidamente

Responda o mais rápido possível as dúvidas que seus prospects e clientes que já estão em contato com seu escritório. Dessa maneira, você pode cultivar um bom relacionamento com eles.

Conecte a página do Facebook com seu Instagram

É importante ter em mente que, se você tem a opção, não só pode, como deve usar as duas redes sociais a seu favor. Por isso, conecte suas páginas e cruze suas publicações, isso ajudará a aumentar o alcance das suas publicações.

Utilize a ferramenta Audience Insights

A Audience Insights é a ferramenta para saber as métricas de sua página e que serve para mostrar como está o desempenho de sua página. Com essa análise é possível saber em quais pontos você pode melhorar.

Como utilizar o LinkedIn para escritórios de contabilidade?

O LinkedIn se tornou uma rede social voltada para interação de profissionais, onde é possível compartilhar aprendizados, insights, experiências e, até mesmo, fortalecer a base de pessoas que conhecem seus serviços e divulgar vagas de emprego abertas em seu escritório. Hoje o LinkedIn possui mais de 500 milhões de usuários, onde aproximadamente 29 milhões destes são brasileiros.

Dessa forma, por ser uma rede mais segmentada, já que trata somente de relações profissionais, o LinkedIn torna mais fácil a identificação do público que você deseja conversar, permitindo que eles tenham acesso ao conteúdo que, de fato, tenham interesse. Por isso, é essencial que você saiba como utilizar o LinkedIn para escritórios de contabilidade.

Crie uma Company Page

Assim como no Facebook, o LinkedIn permite que você crie uma página para divulgar sua empresa. Ao criá-la, você terá benefícios como ter uma vitrine que diversos usuários podem acessar e entender mais sobre o que o escritório contábil faz. Essa página deve ter uma URL personalizada, o que permite que sua busca seja otimizada, e precisa de uma boa descrição sobre o que como seu negócio atua.

Além disso, quando a página profissional é desenvolvida, você poderá fazer uma mensuração do desempenho de todas as publicações na rede e pode utilizar técnicas de SEO para auxiliar a ranquear seu conteúdo, o que ajuda diretamente na divulgação de seu negócio.

Crie um cronograma de conteúdos

O LinkedIn permite que você publique seus próprios conteúdos, o que pode te colocar à frente de seus concorrentes. Isso porque, com um cronograma de conteúdo definido, baseado nos assuntos que você tem autoridade para passar para seus clientes, você pode se tornar uma referência, onde pessoas chegam até seu escritório para tirar até mesmo dúvidas sobre determinados assuntos.

Compartilhe fotos

O engajamento e a maneira como você se comunica com seus clientes pode ajudar com que sua visibilidade dentro da rede aumente. Por isso, compartilhe fotos que mostrem como está o desenvolvimento de seu negócio.

Lembre-se que esta é uma rede profissional que exige uma postura mais formal!

Atinja um público internacional

Disponibilize as informações de seu perfil em outras línguas e atraia contatos internacionais. O LinkedIn disponibiliza essa ferramenta, onde você pode espelhar as informações principais sobre seu escritório contábil e assim, escolher um idioma específico para utilizar.

Participe de grupos

Nada melhor do que estar em contato direto com o público que você deseja atingir, certo? Por isso, participe de grupos, interaja com as pessoas e comece a criar sua rede de networking e posicione melhor seu escritório.

Crie relacionamentos relevantes

Quanto mais conexões dentro do Linkedin, melhor será a imagem que o seu escritório passará para a sua audiência. Para isso, continue a produzir conteúdos de qualidade e que sejam relevantes, pois isso ajudará a selecionar melhor clientes para prospectar.

Esteja sempre atento a pessoas que são relevantes para o seu meio, se conecte e amplie sua rede da melhor maneira possível.

Como utilizar o Instagram para escritórios de contabilidade?

O Instagram é hoje, sem dúvida, a rede social com mais potencial de investimento, em vista que o crescimento anual da plataforma é mais do que o dobro de qualquer outra rede social do mundo.

Essa rede social apresenta inúmeras vantagens, entre elas, destaca-se a facilidade de manuseio e o número de usuários que a empresa consegue alcançar é gigantesco. Agora, falando sobre dados técnicos, o nível de engajamento dos usuários da rede é muito maior do que todas as outras, o que faz com a plataforma seja uma grande rede de investimento para escritórios de contabilidade. 

Só para você ter uma ideia, de acordo com os dados mais recentes, coletados em 2020, o total de interações do Instagram foi 18,7 vezes maior do que o do Facebook. Isso somente nos meses de abril, maio e junho do respectivo ano.

A primeira pergunta que você, contador, deve fazer é: as pessoas que eu quero conversar e atingir estão nessa rede? Se a resposta for sim, confira as dicas abaixo para começar a performar melhor no Instagram.

Crie um perfil no Instagram para seu escritório

Se você ainda não possui, o primeiro passo é criar o seu perfil no Instagram, o que é bem fácil, por sinal. Para isso, você só precisa fazer o download do aplicativo no celular, que está disponível tanto para Android quanto para iOS. 

Depois, siga os passos que são instruídos pelo próprio aplicativo e lembre-se: o perfil é do seu escritório de contabilidade e por isso, não tente fugir muito da identidade de vocês. Nome, foto e “bio” precisam transmitir mensagens profissionais.

Atente-se aos formatos do Instagram

Para um melhor desempenho visual, elabore as fotos e vídeos com os tamanhos de 1080px X 1080px.

Elabore um cronograma de postagens

Manter seu Instagram atualizado é extremamente importante e, por isso, é necessário elaborar um cronograma de postagem para o seu escritório contábil. Abaixo, listamos algumas sugestões para você aplicar no seu Instagram para contabilidade:

  • Segunda: Coloque algo relacionado ao humor, mas que contribua para o seu nicho de mercado;
  • Terça: Poste algo que estimule a interação dos seus seguidores. Pergunte algo, faça alguma promoção ou alguma ação que induza a interação;
  • Quarta: Poste alguma novidade, algo positivo do seu trabalho ou do mercado em que você atua;
  • Quinta: Neste dia, de algum tipo de feedback. Mostre quem são seus clientes, adicione depoimentos;
  • Sexta: Faça postagens sobre o seu dia. Aqui, você pode colocar uma foto de interação entre equipes, reuniões e eventos que o seu escritório de contabilidade participou;
  • Sábado: Use este dia para tentar captar clientes. Por isso, fale um pouco dos seus serviços e de como eles poderão ajudar o consumidor;
  • Domingo: Compartilhe um pensamento que seja condizente com o seu negócio. Inspire seus seguidores.

Encontre um equilíbrio entre postagens “informais” e profissionais

Sabemos que você quer utilizar o Instagram para contabilidade para divulgar o seu serviço, certo? Mas, quando falamos em fotos informais, queremos nos referir às animações, memes e peças visuais relacionadas aos seus serviços, trabalhos e até mesmo, momentos divertidos entre a equipe. Porém, é importante que você encontre um equilíbrio entre essas postagens porque, o perfil deve ser o mais profissional possível.

Encontre os diferenciais do seu escritório e crie conteúdos sobre eles

O Instagram é uma rede social de imagens. Claro que você pode inserir textos, vídeos e patrocínios, mas o que prevalece são as imagens. E, no caso dos serviços contábeis, que são intangíveis, será preciso encontrar os diferenciais do seu escritório contábil para que possam ser criadas peças visuais para serem postadas. Por isso, tente promover sua marca por meio de palavras, mostre sua equipe em ação, fotos de visitas de clientes, eventos que seu escritório participa, treinamentos, palestras, cursos, entre outros.

A grande sacada da rede é que você pode divulgar a sua marca no Instagram sem necessariamente mostrar o seu produto.

Interaja com o seu público

Criar um relacionamento e uma interação com o público é essencial para humanizar e aproximar a relação entre marca e cliente. Curta fotos que mencionem sua marca, comente em posts de seus clientes e use hashtags relevantes e populares.

Use as hashtags a seu favor

É muito comum acessar o Instagram e se deparar com várias hashtags.  A principal função de uma hashtag, como o nome indica, é etiquetar, ou seja, separar por categorias os conteúdos criados na web. A hashtag vem sempre acompanhada de um termo, criando uma grande categoria e uma espécie de link para ela. Seja no Instagram ou em outras redes, sempre que você clicar em uma hashtag, terá acesso a outros conteúdos com a mesma etiqueta.

Você deve estar se perguntando: “para que eu vou utilizar as hashtags no Instagram para contabilidade?”. E a resposta é: por que elas ajudam a impulsionar a publicação, ou seja, aumentam as visualizações da sua foto ou vídeo em até 12,6%.

Você, contador, poderá utilizar esse recurso inserindo-o nas legendas dos posts ou nos comentários, sem espaços ou caracteres especiais. Porém, tenha cuidado: o recomendado é utilizar, no máximo, 10 hashtags por postagem.

Compartilhe vídeos

Compartilhe com os seus seguidores momentos únicos, mostre sua equipe, comente sobre algum assunto em alta do seu segmento, compartilhe notícias. Essa é uma funcionalidade perfeita para engajar mais com o seu público.

Como utilizar o WhatsApp para escritórios de contabilidade?

Por último, mas não menos importante, vamos falar sobre o WhatsApp, que é um dos aplicativos mais baixados nas plataformas digitais. Com tamanha popularidade, hoje a ferramenta possui uma variação direcionada diretamente à empresas, o WhatsApp Business, que facilita a relação e a comunicação entre marca e cliente.

O WhatsApp Business permite a criação de um perfil completamente comercial, onde você pode inserir o nome do seu escritório, os tipos de serviço que oferece, o endereço, a URL do seu site, e-mail, horário de atendimento e muito mais. Além disso, a ferramenta também permite que o contador obtenha informações e estatísticas de quantas mensagens foram recebidas, enviadas, entregues e lidas durante determinado período.

Essa é uma ótima ferramenta para otimizar o seu processo de vendas na contabilidade. Porém, para que isso seja possível, você precisa saber utilizar o WhatsApp Business! 

Utilize a tecnologia a seu favor

Como você já pode perceber, o WhatsApp Business oferece inúmeras funcionalidades para que você possa aplicá-las em seu atendimento e relacionamento com clientes. Por isso, utilize todas elas de maneira inteligente, de forma a permitirem com que seus serviços sejam otimizados, o deixando à frente da sua concorrência.

O WhatsApp Business também traz outra vantagem aos contadores: o uso da plataforma na web. Isso facilita muito o gerenciamento do perfil e a comunicação com os clientes em tempo real.

Migre as suas conversas

Você tinha criado um perfil para a empresa no WhatsApp tradicional e agora não quer perder essas conversas? O aplicativo criou uma migração automática para você não perder nenhum contato no novo aplicativo.

Ofereça seu conteúdo e aprimore seu funil de vendas

O WhatsApp para contadores pode ser utilizado como uma ferramenta para oferecer conteúdos. A partir da geração dos leads, você tem o contato do cliente e sabe que ele está realmente interessado nos seus serviços. Por isso, ofereça conteúdos interessantes e relevantes para que ele o veja como referência na área.

Utilize a ferramenta no processo de vendas

Atrelado ao passo anterior, agora que você já identificou o prospect e o nutriu com um conteúdo interessante e relevante, agora chegou a hora de efetuar a venda do seu serviço. Antes mesmo desse aplicativo surgir, outros vendedores já utilizavam o WhatsApp convencional para esse fim e tinham muito sucesso.

Defina como o WhatsApp Business será utilizado

O WhatsApp para contadores, como já dito anteriormente, é uma ótima ferramenta para agilizar os atendimentos e as solicitações dos clientes. Entretanto, é preciso que o objetivo do WhatsApp Business seja atendido por completo e não saia do que foi planejado inicialmente. Junto com a sua equipe, elabore um planejamento de como e quando ele será utilizado para que fique padronizado.

Defina quem ficará responsável pelo canal de comunicação

É essencial a determinação de um profissional responsável por fazer a comunicação pelo WhatsApp. Essa estratégia é importante para evitar o reenvio de conteúdos para a mesma pessoa ou o repasse de informações equivocadas, por exemplo.

Com todas as tecnologias ao seu favor, você não vai querer utilizá-lo da maneira errada, não é? Por isso, concentre seus esforços em atender e responder às solicitações o mais rápido possível. Além disso, dê uma pesquisada na concorrência e veja o que mais você pode incrementar no seu atendimento para que torne o seu escritório exclusivo em determinado aspecto.

Como aumentar a visibilidade nas redes sociais na contabilidade?

Agora que você já conhece todas as melhores redes sociais para escritórios de contabilidade, sabe todas as vantagens que elas podem trazer para o seu negócio e aprendeu estratégias para criação de conteúdos e aumento de alcance nas plataformas, chegou a hora de aprender mais algumas estratégias para aumentar a visibilidade do seu escritório nas redes sociais. Vamos lá?

Inclua botões de mídias sociais em seu site

Ter botões de mídias sociais em seu site é trivial, porém, muitos escritórios ainda não se deram conta disso. Esses botões trazem mais relevância para a sua página e podem garantir com que o usuário se conecte com todos os seus canais de comunicação, gerando um ciclo virtuoso.

Os botões de mídias sociais podem ser inseridos de maneira mais discreta, na parte inferior do site, em tons mais claros ou escuros que o fundo. Ou também podem ter uma abordagem mais direta, sendo colocados em destaque em vários locais do site, a fim de garantir que todos os usuários consigam visualizá-lo com facilidade. Também é importante que todos esses botões contenham CTA’s que influenciem o usuário a clicar e acessar o link que você deseja direcioná-lo.

Mas, tenha cuidado: lembre-se sempre de testar os botões adicionados, a fim de garantir que eles estejam realmente ligados aos seus canais corretamente. Também é importante que esses botões sejam diferentes dos botões de compartilhamento e que, acima disso, fique claro para o usuário.

Planeje muito bem o seu conteúdo

Para que as suas estratégias tragam bons resultados, você precisa planejar muito bem o conteúdo que trabalhará nas redes sociais do escritório de contabilidade. Para isso, a dica é: foque no seu público, nos problemas que ele enfrenta e procure, por meio destes conteúdos, levar informações esclarecedoras que o ajudem a sanar suas dúvidas e dores.

Além disso, também é recomendado que você evite ficar falando o tempo todo do seu escritório ou dos serviços que ele presta. Separe o conteúdo pela regra 80/20: 80% de conteúdo relevante e 20% de divulgação dos seus serviços.

Isso despertará a confiança na sua audiência e, provavelmente, fará com que aquele seguidor se torne um cliente.

Segmente seu público

Para que a sua estratégia seja assertiva, você precisa definir muito bem o público que deseja atingir. Defina a sua persona, as suas principais características e necessidades e estabeleça como você e as suas soluções podem ajudar a resolver essas questões.

Isso te ajudará tanto na produção de conteúdo relevante como, também, para criar campanhas com alta conversão nas redes sociais.

Tenha periodicidade nas publicações

A periodicidade também é trivial para aumentar o alcance e o engajamento com a audiência. O ideal é postar, pelo menos, 3 vezes na semana e, no início, em horários diferentes. Assim, você conseguirá analisar quais dias e horários têm performado melhor e ajustar esses dados às suas estratégias.

Use vídeos e imagens em alta resolução

É indispensável que toda a sua comunicação visual tenha a melhor resolução possível. Isso se torna muito atraente aos olhos do seguidor, aumentará o seu alcance, fará com que novos seguidores surjam e trará mais reputação e credibilidade ao seu escritório de contabilidade.

Invista em anúncios

Aqui, talvez, está uma informação que ninguém diz, mas nós sim: para ter mais relevância nas redes sociais, é preciso investir em anúncios. Isso porque o alcance orgânico das redes sociais na contabilidade ainda é muito baixo. Em contrapartida, você quer e precisa alcançar o máximo de pessoas possível que estejam interessadas no seu serviço. Por isso, você precisará investir em anúncios.

Com todas essas dicas, você tem tudo o que precisa para aumentar a visibilidade do seu escritório nas redes sociais. Tenha em mente que algumas das estratégias aqui citadas levam mais tempo, enquanto outras têm efeito imediato. Por isso, é importante ampliar os seus canais e investir fortemente nas redes sociais na contabilidade.

Sobre a ABS Growth

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