As consultas públicas de documentos fiscais eletrônicos exigiram a partir do dia 17/10/2022, além do Recaptcha, o login de usuário na plataforma gov.br com o seu CPF.
A partir de hoje dia 17/10 foi informado pelo Portal dos Documentos Fiscais Eletrônicos – SVRS que para realizar as consultas públicas de documentos fiscais eletrônicos será exigido além do atual Recaptcha também será necessário o o login de usuário na plataforma gov.br com o seu CPF.
Segundo informações do SVRS o objetivo da mudança é dar mais segurança e a disponibilidade nos serviços oferecidos aos usuários.
Como funcionará?
Os dados do usuário serão gerenciados por meio da plataforma de login único do Governo Federal. Essa é a mesma plataforma usada para acessar as seguintes informações:
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
- Carteira de vacinação;
- INSS (Instituto Nacional do Seguro Social);
- Imposto de renda.
No primeiro acesso, você só precisará fazer login com sua conta gov.br. Para qualquer outra consulta feita durante o mesmo acesso, você não precisará fazer login novamente. No entanto, ao solicitar informações de outro documento fiscal, você só precisará preencher o Recaptcha do usuário.
O que é o Gov.br
O portal gov.br permite que você crie uma conta com uma única senha. Isso lhe dará acesso a vários serviços governamentais digitais. Por exemplo, você pode usar a conta gov.br para acessar serviços digitais do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a carteira de trabalho digital e o seguro-desemprego.
O cadastro é gratuito e disponibilizado para todos os cidadão brasileiros, através do aplicativo ou pelo site.
Os empreendedores podem acessar os serviços da Receita Federal, dos Conselhos Comerciais e assinar documentos digitais, entre outros.
Como acessar?
Para gerar sua conta e acessar todos os serviços da plataforma, basta seguir os passos, e ter acesso aos serviços digitais da gov.br.
- Você pode criar sua conta pelo aplicativo ou pelo site.
- Após criar a conta baixe o aplicativo gov.br disponível para Android e IOS;
- Faça seu reconhecimento facial;
- Basta utilizar os serviços disponíveis.
Um adendo importante aqui é que existem três níveis de acesso e segurança na plataforma gov.br, sendo eles, bronze, prata e ouro, desta forma existem graus de validação de dados, que estabelece quais tipos de serviço público podem ser acessados e quais transações podem ser realizadas.
Fonte: Jornal Contábil