Você sabe como desenvolver um planejamento estratégico para o seu escritório de contabilidade? Confira, neste artigo, o passo a passo para fazer o seu!
O planejamento estratégico é algo que todo escritório precisa fazer. Projetar o que vai ser executado a curto e a longo prazo, é necessário para alcançar o sucesso. Afinal, qualquer estratégia necessita de um planejamento estratégico para se basear em planos específicos e eficazes.
Não importa se você é autônomo ou executivo de um escritório de contabilidade, se deseja que o seu negócio cresça, desenvolver um planejamento estratégico é fundamental.
Neste artigo, vamos te ensinar 5 passos para você fazer o planejamento estratégico do seu escritório de contabilidade.
O que é Planejamento Estratégico?
O planejamento estratégico é um processo gerencial que identifica oportunidades, desenvolve estratégias e define métodos para alcançar suas metas. Com ele, é possível estabelecer caminhos claros para alcançar objetivos, por meio de orientações e táticas que ajudem a impulsionar o crescimento do seu escritório.
Qual a importância do planejamento estratégico?
Sem o planejamento estratégico, o escritório não consegue definir claramente quais suas metas e, muito menos, o que fazer para alcançá-las. Por isso, o planejamento é importante para o escritório de contabilidade. Por meio dele, é possível enxergar o potencial do seu negócio, criando ações que façam a empresa disparar na frente dos seus concorrentes de mercado.
Quando uma organização sabe quais são os seus pontos fracos e seus diferenciais, e compreende melhor o mercado em que está atuando, ela consegue escolher as melhores estratégias para colocar em prática no dia a dia do trabalho dos colaboradores.
Isso é possível porque os funcionários passam a entender quais são os valores da empresa e os objetivos que precisam ser alcançados a curto e longo prazo.
5 vantagens do planejamento estratégico
Por mais que diversos escritórios entendam a importância do planejamento estratégico, nem sempre é fácil colocá-lo em prática. A execução é um dos principais desafios das empresas. Mas o planejamento estratégico possui diversas vantagens, confira!
1 – Organizações proativas e não reativas
Um planejamento estratégico pode ajudar o seu escritório de contabilidade a ser mais proativo em vez de reativa em diversas situações.
Esse tipo de planejamento permite prever seu futuro e se preparar adequadamente. Por meio dele, é possível antecipar certos cenários desfavoráveis antes que aconteçam.
Dessa forma, é possível acompanhar as tendências em frequentes mudanças do mercado.
2 – Estabelecer uma direção
Um plano estratégico auxilia na direção para qual o escritório deve seguir. Isso ajuda a estabelecer metas realistas, que estão alinhadas com a missão da empresa.
O planejamento estratégico oferece uma base essencial que ajuda o contador em diversos aspectos como:
- Crescimento;
- Avaliar seu sucesso;
- Compensar seus colaboradores;
- Estabelecer limites para tomar decisões eficientes.
3 – Impulso a lucratividade
Por meio do planejamento estratégico, os escritórios contábeis conseguem obter conhecimentos importantes sobre tendências de mercado, segmentos de consumidores e ofertas de produtos que podem impactar sua empresa.
Um ponto de vista orientado para mudar todas as estratégias de vendas e de marketing nos melhores resultados pode aumentar a lucratividade e a participação.
O que torna o planejamento estratégico bem-sucedido?
O planejamento estratégico de sucesso precisa de dedicação dos gestores e colaboradores, incluindo pessoas interessadas em seu escritório. Quando toda a sua equipe acredita e está dedicada no planejamento estratégico, eles vão compreender e se engajar com os planos para o seu escritório.
O plano estratégico precisa ser ajustável. Isso significa que, por mais que seja essencial ter objetivos para a sua empresa, é preciso que o documento seja adaptável às mudanças que podem acontecer. Alcançar uma meta pode levar tempo, mas isso não é algo ruim, você pode alterar o seu planejamento para ele ser bem-sucedido.
Com um planejamento estratégico de qualidade, toda a sua equipe estará trabalhando de forma harmoniosa e entenderão o que faz o escritório ser mais forte e as questões que precisam ser resolvidas.
Quando o planejamento estratégico deve ser feito?
Quando se refere a planejamento estratégico, você precisa iniciá-lo o mais cedo possível. Óbvio que nos primeiros dias ou semanas desse planejamento você pode querer iniciar com tudo certo, mas pode levar um tempo até que tenha uma ideia melhor do que está.
Esse planejamento costuma ser anual e inicia em outubro, para que seja executado no primeiro dia de trabalho do próximo ano. Nunca é uma hora ruim para pensar sobre a situação da sua empresa e onde você quer estar nos próximos anos.
Ao longo do seu planejamento estratégico, você pode descobrir que alguns dos pressupostos básicos de sua estratégia são falhos ou incompletos. O processo pode levar algum tempo, mas é benéfico para todos os envolvidos.
Como fazer um planejamento estratégico em 5 passos
Planejamento estratégico não é só mais uma maneira para estabelecer objetivos, mas, sim, é uma forma para conseguir soluções e praticá-las. Para o seu escritório ter sucesso, estabelecer um plano é importante.
Não ter um planejamento pode ser um problema para o seu escritório, já que você não possui um plano para direcionar as suas ações e nem para guiar suas atitudes. Para vencer esse desafio, é essencial que você saiba criar um planejamento estratégico.
Portanto, por mais que todo esse processo esteja focado nos seus objetivos de longo prazo e como você os alcançará. Agora vamos te apresentar 5 passos que precisa seguir para ter um planejamento estratégico traçado.
1- Definir onde estamos
A primeira etapa para o planejamento estratégico da sua empresa é fazer uma análise das suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Com esse estudo, você vai aprender a desenvolver as qualidades do seu escritório, fraquezas e se preparar para problemas futuros.
Essas informações mostram onde o seu escritório está naquele momento, bem como onde ele pode chegar, sempre observando o ambiente e as oportunidade que você pode aproveitar.
Ao identificar as qualidades e fraquezas do seu negócio, você e os colaboradores têm a chance de alavancar o crescimento do escritório.
2- Saber qual o seu objetivo
O critério de avaliação para ter uma noção de qual caminho seguir no seu escritório é o tamanho do mercado. É importante levar em consideração essa informação durante o planejamento estratégico do seu escritório.
Para identificá-lo, é importante considerar três conceitos: TAM, SAM E SOM, que são os subconjuntos de mercado.
- TAM (Total Addressable Market): Mercado total possível;
- SOM (Serviceable Obtainable Market): Mercado que você pode conquistar;
- SAM (Serviceable Available Market): Representa o mercado disponível.
3- Defina como vai alcançar suas metas
Após a pesquisa e análise das informações, é o momento de criar um planejamento. É quando você começa, de fato, a montar um plano de ação para o seu escritório. Esse plano possui cinco fatores principais:
- Visão;
- Missão;
- Objetivos;
- Planejamento;
- Revisão e atualização.
Esses elementos formam a identidade organizacional, que é a identidade do seu escritório. Antes de desenvolver um plano é necessário identificar os objetivos que vai usar.
Metas inteligentes
A meta SMART é definida com base em uma série de critérios: deve ser específica, estimável, verdadeira e temporal. A estratégia é utilizada para auxiliar as empresas a criarem metas de maneira mais inteligente.
Para definir as metas de maneira elaborada, usamos 5 pilares:
S (Específicas);
M (Mensuráveis);
A (Atingíveis);
R ( Relevantes);
T (Temporais).
Na meta SMART, cada integrante do projeto sabe o que precisa ser feito. Por outro lado, quando a meta não é rica em detalhes, não gera produtividade.
4- Desenvolver um Plano de Ação
Depois de passar um tempo planejando, chegou o momento de direcionar os esforços em um plano de ação concreto.
O plano de ação é uma ferramenta necessária para alcançar as suas metas. É um documento que descreve as ações para corrigir erros e adquirir melhores rendimentos.
5 – Definir um plano de controle e acompanhamento
Após seguir as etapas anteriores, é preciso definir como será acompanhada as etapas e as metas traçadas.
Este modelo deve levar em consideração:
- Atenção nas funções das equipes;
- Eficiência para alcançar as metas desejadas;
- Monitoramento do processo;
- Observar o modelo organizacional.
Analisando esse plano você pode estabelecer a forma que cada colaborador trabalha e qual equipe fica responsável por informar como anda o processo.
Direção dos negócios e ambiente proativo
Ao encerrar o planejamento estratégico, os colaboradores de todas as áreas, devem ter um direcionamento de como vai o negócio no futuro.
Essas conversas e o processo de planejamento contribuem para colocar a empresa na melhor posição para ter crescimento.
O planejamento estratégico proporciona condições para seu escritório descobrir como crescer no futuro e como enfrentar novos desafios. Reflita sobre os problemas que o seu negócio pode encarar e faça um plano para superar as dificuldades que podem aparecer pelo caminho.
Erros que não podem ser cometidos no planejamento estratégico
Diversos escritórios desenvolvem um planejamento estratégico artificial. Essa falha acontece por erros na criação, pois o planejamento estratégico precisa de acompanhamento para que tudo saia como planejado.
Confira os 4 principais que não podem ser cometidos durante a criação do planejamento estratégico:
- Considerá-lo uma formalidade para preencher formulários;
- Não definir os objetivos da forma correta;
- Não envolver as equipes desde o começo do plano estratégico;
- Não mensurar os resultados;
Observando esses erros, não é de se admirar que muitas organizações considerem esse processo um esforço executivo.
Qual o papel do marketing e vendas no planejamento estratégico?
O processo do planejamento estratégico corresponde à situação atual ao objetivo de crescimento com mais eficiência, aproveitando a jornada e aprendendo com ela. Parte dessa jornada é a estratégia e a execução.
Mesmo em um escritório de contabilidade, todas as ações passam pelo departamento de marketing e vendas. Um plano de marketing e vendas se adapta a qualquer modelo de negócios e orienta todo o planejamento de estratégias e campanhas determinando as prioridades da equipe.
Marketing e vendas precisam trabalhar juntos, com os mesmos objetivos, pois um bom planejamento é baseado em quatro pontos:
- Definir projetos;
- Investir nas equipes;
- Analisar a direção do planejamento;
- Realizar um diagnóstico do processo;
É essencial que as duas áreas planejem, analisem e se responsabilizem pelo processo todo de forma unificada. Sendo assim, conseguem identificar as decisões que causam impacto nos resultados, gerando crescimento.
A troca de dados entre os departamentos de marketing e vendas é essencial para fazer o planejamento anual. Esse compartilhamento de informações é o que faz o planejamento anual ter embasamento na criação de estratégias.
É importante avaliar o resultado das suas ações por todo o funil de vendas, e não somente os números de seguidores ou likes da sua conta do Instagram.
Fazer esse planejamento limita a criatividade dos times?
Não! O planejamento não impede a criatividade. Quando você e a sua equipe se unem para realizar o planejamento estratégico, é importante que todos expliquem suas ideias criativas.
Então, um planejamento estratégico de qualidade aumenta as chances do seu escritório alcançar suas metas, desenvolvendo uma visão para o futuro e traçando estratégias para alcançar sempre os melhores resultados.
Sobre a ABS Growth
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