Contabilidade em dia é essencial para saúde financeira de consultório, clínicas e profissionais liberais da área.
Erros na contabilidade da clínica, consultório ou no lançamento de atendimentos podem trazer muitos prejuízos para médicos, dentistas e outros profissionais da área da saúde. Lamarque Santos, sócio da Conta Medical, explica os principais e como agir para evita-los.
Um dos problemas mais comuns que desequilibram a saúde financeira de um consultório/clínica ou profissional liberal é o desconhecimento do correto e mais proveitoso enquadramento tributário. Não saber qual é melhor regime de tributação é nocivo, porque isso determina quais impostos devem ser pagos pelas atividades desenvolvidas. E também impacta na apuração do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) .
Além de pesar no bolso, o enquadramento inadequado pode provocar problemas como autuações, multas e outras penalidades. Lamarque Santos alerta que também é comum esses profissionais não tratarem corretamente a organização societária.
Caso o modelo de trabalho envolva a sociedade de um ou mais profissionais, é preciso estabelecer, além do contrato social, um acordo societário, e dar o devido lastro legal à integralização de capital (entrega dos valores prometidos na emissão do contrato social), evitando muitos transtornos.
Já o campeão dos erros – e um dos que mais causam dor de cabeça aos profissionais da saúde – é misturar despesas da pessoa física (do profissional) com as da pessoa jurídica (consultório/clínica).
Separar a personalidade jurídica da física pode parecer difícil e confuso, mas é extremamente necessário. Além de cumprir a legislação fiscal, permite que haja um controle mais apurado do resultado financeiro da empresa, garantindo um planejamento tributário mais efetivo para a diminuição de impostos.
Santos explica que o suporte de uma empresa de contabilidade especialista na área da saúde ajuda “a mitigar melhor os riscos tributários, que vão além da desoneração tributária e demandam o cumprimento de obrigações acessórias ao Fisco”.
O executivo da Conta Medical, informa ainda que uma contabilidade analítica, realizada de forma ativa e preventiva, pautada em resultado e com expertise no segmento de saúde, auxilia na tomada de decisão “trazendo resultados financeiros reais, diminuindo custos e, muitas vezes, aumentando o lucro da prestação de serviço”.
Fonte: Contábeis