Publicações mais assertivas em perfis sociais podem alcançar um público maior e consolidar a presença do profissional no mercado.
As redes sociais já fazem parte da rotina da maioria das pessoas e negócios.
Além de ser um espaço virtual para compartilhar fotos, vídeos e registros, as redes também podem ser uma importante ferramenta para divulgar serviços, inclusive da área contábil.
Elas podem ajudar o contador a alcançar um público maior, consolidar-se no mercado, além de aumentar a sua visibilidade.
Apesar disso, compartilhar conteúdos certos e sem infringir as regras do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é um desafio para esses profissionais.
Um formato comercial nas redes sociais permite que o profissional da contabilidade potencialize seu perfil com a divulgação de dados como:
- Endereço;
- Telefone;
- Categorias;
- Descrição de um negócio.
Para contadores que desejam crescer no Instagram, há múltiplas funções que ajudam a entender o comportamento dos seguidores e apostar nas publicações certas.
Segundo o especialista em marketing, CEO e criador da ferramenta Publiko, Isack Wesller, “o primeiro passo é organizar o perfil profissional do contador para que ele possa se destacar em meio à concorrência. Além disso, é preciso ter uma boa estratégia de conteúdo, ter consistência na publicação diária de posts para construir autoridade e transmitir confiança aos seguidores, além de credibilidade e reconhecimento. Resumindo, ter um perfil bem configurado e conteúdos estratégicos diários é a base de tudo.”
Além disso, Wesller diz que alguns passos são importantes para ter um perfil profissional capaz de viralizar na rede social, como:
- Definir estratégia de conteúdo;
- Publicar diariamente, todos os dias da semana;
- Diversificar o conteúdo para atingir seguidores com vários níveis de consciência sobre seus serviços;
- Utilizar ferramentas que facilitam o trabalho do contador nas redes sociais;
- Impulsionar os conteúdos certos e configurar o anúncio corretamente;
- Interagir com o público.
Além disso, há outra dúvida muito comum entre os profissionais de contabilidade: o que pode e o que não pode ser compartilhado, conforme o Código de Ética Profissional do Contabilista.
O Código indica que não é permitido anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdos que sejam comparativos com outros profissionais da classe, ou que diminuam algum outro profissional contador ou a Organização Contábil, sendo admitida a indicação de títulos, serviços oferecidos, trabalhos feitos, relação de clientes e especializações.
Portanto, os contadores não podem postar:
- Postagens de comparações com outros profissionais, escritórios ou serviços;
- Promoções, ofertas e descontos;
- Anúncios falsos ou de múltiplas interpretações;
- Crítica ao trabalho de colegas, à Organização Contábil ou à classe.
Veja oito tipos de posts, exclusivos para Instagram, que podem ser úteis para profissionais de contabilidade:
- Postagens que facilitem o dia a dia dos usuários: como entender o diferencial da alíquota?” ou, “como aprender a declarar o
Imposto de Renda? ;
- Publicações informativas, como: quais foram as últimas alterações na
aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ?;
- Posts de alerta, por exemplo:
CNPJ inapto: A Receita Federal pode cancelar seu CNPJ?;
- Postagens de curiosidades;
- Posts em formato de dicas, como: qual a diferença entre Lucro Bruto e Lucro Líquido?;
- Informações importantes para empresários, por exemplo: como funciona o cálculo de horas extras?;
- Postagens sobre temas atuais, relevantes para pequenos empreendedores, como: Inflação: como ela pode impactar seu caixa? E como se prevenir?;
- E postagens de humor, que se relacionam com assuntos em alta, não apenas da contabilidade, para atrair seguidores, mas de forma qualificada. Afinal, é importante ter entretenimento em meio aos conteúdos informativos, e a linguagem não deve ser excessivamente formal.”
“Atualmente existem também diversas ferramentas que poderão guiar e facilitar a vida dos profissionais de contabilidade que estão buscando explorar o poder do marketing nas redes sociais”, acrescenta Wesller.
A maioria dos contadores não tem disponibilidade de tempo, por isso, as ferramentas que ajudam a planejar postagens para contadores são bem-vindas.
Fonte: Contábeis