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Fidelização de clientes na contabilidade: conheça técnicas infalíveis 

Rogerio
Atualizado em

O que você verá neste artigo:

Neste artigo, vamos apresentar 6 práticas básicas e fundamentais para a fidelização de clientes do seu escritório.

A fidelização de clientes é essencial para qualquer escritório de contabilidade que quer ganhar credibilidade no mercado e garantir uma alta lucratividade. 

O processo de fidelização do cliente pode ser complexo. Por isso, é de extrema importância aprender que, para fidelizar clientes, é necessário investir em comunicação, qualidade dos serviços e produtos e no relacionamento do cliente com o seu escritório. 

Então, a fidelização de clientes deve ser uma das prioridades de qualquer escritório de contabilidade, porque a fidelização de clientes contribui para o aumento das vendas, promovendo inovação na competitividade do escritório e é definitivo para os clientes indicarem os seus serviços para outras pessoas. 

Na contabilidade, a fidelização de clientes não é uma tarefa fácil. Por ser um serviço, são diversos fatores que aguçam a curiosidade dos clientes e são fundamentais para a fidelização. 

Mas, não desanime, existem técnicas que podem ajudar o seu escritório na fidelização de clientes, continue a leitura e descubra!

O que é a fidelização de clientes?

A fidelização de clientes é um processo que trata do amadurecimento da relação entre escritório e cliente depois de uma boa experiência de compra. Para isso, é fundamental que o escritório seja o preferido dos clientes, porque dessa forma o cliente retorna a fechar negócio com o escritório de contabilidade.

O objetivo da fidelização de clientes é conquistar a confiança e preferência deles. Ou seja, fazer com que os clientes não troquem os seus serviços pela concorrência. 

Fidelização de clientes

Qual a importância da fidelização de clientes

A fidelização de clientes é muito importante para qualquer escritório. O simples fato de manter e fidelizar clientes custa bem menos do que conquistar novos clientes. 

A fidelização tem uma relação com a lucratividade do escritório. Então, clientes fiéis se tornam promotores do escritório, o que ajuda muito com a publicidade que vai trazer novos clientes para seu escritório de contabilidade. 

5 Exemplos de fidelização de clientes 

Conquistar a confiança de seus clientes deve ser um objetivo claro do seu escritório, mas sem deixar de lado as estratégias para conseguir novos clientes. Porém, a cultura de valorizar seus clientes precisa ser impulsionada no seu escritório de contabilidade. 

Existem 5 exemplos de fidelização de clientes que pode ser aplicados em um escritório:

  • Cashback
  • Atendimento humanizado;
  • Clubes de assinatura;
  • Marketing de conteúdo;
  • Programas de fidelidade.

Por que dedicar-se à fidelização de clientes?

Quando os produtos e serviços são especiais para seus clientes que ele não vai atrás da concorrência, faz com que retorne facilmente e se torne um cliente fiel. Existem 4 graus de fidelidade: 

  • Cliente convicto: Esse tipo de cliente possui o hábito de comprar sempre com a mesma empresa;
  • Cliente dividido: O cliente que é fiel a mais de uma marca. Ele pode ser útil para você encontrar a concorrência;
  • Cliente inconstante: Mais conhecido como cliente que muda de marca a todo momento;
  • Cliente infiel: Não possui preferência e lealdade por nenhuma marca. 

É essencial entender em qual estágio está o seu público, para trazer conhecimento e elaborar métodos de fidelização para o seu escritório de contabilidade. 

Fidelização de clientes

Mas por que me dedicar à fidelização de clientes? 

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Promove a divulgação

A confiança que vem com a fidelização de clientes faz com que eles se tornem um porta-voz do escritório. Ou seja, ele pode divulgá-lo de diversas maneiras. E se o atendimento superar as expectativas do cliente e repassa a experiência com outras pessoas.

Aumenta a lucratividade

Muitas pesquisas comprovam que um cliente fiel compra mais, e várias vezes. Esse aumento ocorre porque o cliente já desenvolveu empatia pela marca e por meio do relacionamento com a equipe de atendimento.

Estratégia de redes sociais

Um mau atendimento pode acabar parando nas redes sociais. Por isso, educação, calma e dedicação são fundamentais para evitar esse tipo de dificuldade. Capacite o seu time para lidar com as crises e prestar o atendimento e veja os frutos que esse tipo de publicidade pode trazer para o seu escritório

Feedback de qualidade

As pesquisas de satisfação são as melhores formas de descobrir se o escritório está entregando o que promete para o cliente. Quando um cliente fiel responde a pesquisa a garantia de um feedback positivo e verdadeiro é quase certo. 

Fidelização de clientes

5 dicas para começar a fidelização de clientes

Bom, agora que já sabemos o que é a fidelização de clientes na teoria, está na hora de colocar em prática. A seguir, vamos te dar algumas dicas de como fidelizar seus clientes do seu escritório de contabilidade.

Investir em atendimento de qualidade

Um atendimento de qualidade pode ser o primeiro passo para a fidelização de clientes. Mas, há escritórios que não dão atenção suficiente para essa área. 

Para que o seu atendimento seja um diferencial, é necessário ter uma equipe bem treinada, que saiba se colocar no lugar do cliente e atendê-lo da forma como ele espera, melhorando suas abordagens de acordo com o que o cliente precisa. 

É importante oferecer vários canais de atendimento, como telefone, chat, email e redes sociais, para melhorar o contato e responder com rapidez.

Personalizar a comunicação

Como sabemos, todos os clientes possui sua identidade própria. Por esse motivo, é necessário investir em personalização, porque qualquer ponto de contato precisa ser usado os dados que estão disponíveis ao seu favor. 

Com isso, é possível melhorar o relacionamento, humanizar o seu escritório e estabelecer uma relação próxima com o seu cliente.

Escutar é sempre bom!

Escute seus clientes! Esta é outra maneira de fazer a fidelização de clientes. Isso pode ser feito no atendimento, mas existe outros meios, como:

  • Formulários;
  • Entrevistas;
  • Leitura dos comentários nas redes sociais e em sites de reclamações; 
  • Pesquisa de mercado. 

Por meio desses feedbacks, nos diferentes canais, seu escritório pode trabalhar mais para dar atenção às necessidades e fidelizar os clientes.

Programas de fidelização

Existem diversos programas de fidelização de clientes que o seu escritório pode utilizar. Como por exemplo, o sistema de pontuação, que possibilita que o cliente troque os pontos por recompensas, descontos ou uma vantagem única. 

Outra maneira de fidelização, é escolher entre os clientes os que podem ser considerados VIP. Esses clientes podem receber um atendimento diferenciado, com cupons de descontos e outros benefícios oferecidos pelo clube de fidelidade. 

Fazer o cliente aproveitar bem o produto ou serviço oferecidos

A relação do seu escritório com o cliente não pode acabar quando ele finaliza a compra. Logo depois da compra, é necessário ter ações para garantir que o cliente está usufruindo do serviço da melhor forma possível. Sendo assim, o escritório vê o que a compra fez de diferente no dia a dia do cliente. 

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