Neste artigo, vamos apresentar 6 práticas básicas e fundamentais para a fidelização de clientes do seu escritório.
A fidelização de clientes é essencial para qualquer escritório de contabilidade que quer ganhar credibilidade no mercado e garantir uma alta lucratividade.
O processo de fidelização do cliente pode ser complexo. Por isso, é de extrema importância aprender que, para fidelizar clientes, é necessário investir em comunicação, qualidade dos serviços e produtos e no relacionamento do cliente com o seu escritório.
Então, a fidelização de clientes deve ser uma das prioridades de qualquer escritório de contabilidade, porque a fidelização de clientes contribui para o aumento das vendas, promovendo inovação na competitividade do escritório e é definitivo para os clientes indicarem os seus serviços para outras pessoas.
Na contabilidade, a fidelização de clientes não é uma tarefa fácil. Por ser um serviço, são diversos fatores que aguçam a curiosidade dos clientes e são fundamentais para a fidelização.
Mas, não desanime, existem técnicas que podem ajudar o seu escritório na fidelização de clientes, continue a leitura e descubra!
O que é a fidelização de clientes?
A fidelização de clientes é um processo que trata do amadurecimento da relação entre escritório e cliente depois de uma boa experiência de compra. Para isso, é fundamental que o escritório seja o preferido dos clientes, porque dessa forma o cliente retorna a fechar negócio com o escritório de contabilidade.
O objetivo da fidelização de clientes é conquistar a confiança e preferência deles. Ou seja, fazer com que os clientes não troquem os seus serviços pela concorrência.
Qual a importância da fidelização de clientes
A fidelização de clientes é muito importante para qualquer escritório. O simples fato de manter e fidelizar clientes custa bem menos do que conquistar novos clientes.
A fidelização tem uma relação com a lucratividade do escritório. Então, clientes fiéis se tornam promotores do escritório, o que ajuda muito com a publicidade que vai trazer novos clientes para seu escritório de contabilidade.
5 Exemplos de fidelização de clientes
Conquistar a confiança de seus clientes deve ser um objetivo claro do seu escritório, mas sem deixar de lado as estratégias para conseguir novos clientes. Porém, a cultura de valorizar seus clientes precisa ser impulsionada no seu escritório de contabilidade.
Existem 5 exemplos de fidelização de clientes que pode ser aplicados em um escritório:
- Cashback;
- Atendimento humanizado;
- Clubes de assinatura;
- Marketing de conteúdo;
- Programas de fidelidade.
Por que dedicar-se à fidelização de clientes?
Quando os produtos e serviços são especiais para seus clientes que ele não vai atrás da concorrência, faz com que retorne facilmente e se torne um cliente fiel. Existem 4 graus de fidelidade:
- Cliente convicto: Esse tipo de cliente possui o hábito de comprar sempre com a mesma empresa;
- Cliente dividido: O cliente que é fiel a mais de uma marca. Ele pode ser útil para você encontrar a concorrência;
- Cliente inconstante: Mais conhecido como cliente que muda de marca a todo momento;
- Cliente infiel: Não possui preferência e lealdade por nenhuma marca.
É essencial entender em qual estágio está o seu público, para trazer conhecimento e elaborar métodos de fidelização para o seu escritório de contabilidade.
Mas por que me dedicar à fidelização de clientes?
inserir breve introdução para os tópicos
Promove a divulgação
A confiança que vem com a fidelização de clientes faz com que eles se tornem um porta-voz do escritório. Ou seja, ele pode divulgá-lo de diversas maneiras. E se o atendimento superar as expectativas do cliente e repassa a experiência com outras pessoas.
Aumenta a lucratividade
Muitas pesquisas comprovam que um cliente fiel compra mais, e várias vezes. Esse aumento ocorre porque o cliente já desenvolveu empatia pela marca e por meio do relacionamento com a equipe de atendimento.
Estratégia de redes sociais
Um mau atendimento pode acabar parando nas redes sociais. Por isso, educação, calma e dedicação são fundamentais para evitar esse tipo de dificuldade. Capacite o seu time para lidar com as crises e prestar o atendimento e veja os frutos que esse tipo de publicidade pode trazer para o seu escritório.
Feedback de qualidade
As pesquisas de satisfação são as melhores formas de descobrir se o escritório está entregando o que promete para o cliente. Quando um cliente fiel responde a pesquisa a garantia de um feedback positivo e verdadeiro é quase certo.
5 dicas para começar a fidelização de clientes
Bom, agora que já sabemos o que é a fidelização de clientes na teoria, está na hora de colocar em prática. A seguir, vamos te dar algumas dicas de como fidelizar seus clientes do seu escritório de contabilidade.
Investir em atendimento de qualidade
Um atendimento de qualidade pode ser o primeiro passo para a fidelização de clientes. Mas, há escritórios que não dão atenção suficiente para essa área.
Para que o seu atendimento seja um diferencial, é necessário ter uma equipe bem treinada, que saiba se colocar no lugar do cliente e atendê-lo da forma como ele espera, melhorando suas abordagens de acordo com o que o cliente precisa.
É importante oferecer vários canais de atendimento, como telefone, chat, email e redes sociais, para melhorar o contato e responder com rapidez.
Personalizar a comunicação
Como sabemos, todos os clientes possui sua identidade própria. Por esse motivo, é necessário investir em personalização, porque qualquer ponto de contato precisa ser usado os dados que estão disponíveis ao seu favor.
Com isso, é possível melhorar o relacionamento, humanizar o seu escritório e estabelecer uma relação próxima com o seu cliente.
Escutar é sempre bom!
Escute seus clientes! Esta é outra maneira de fazer a fidelização de clientes. Isso pode ser feito no atendimento, mas existe outros meios, como:
- Formulários;
- Entrevistas;
- Leitura dos comentários nas redes sociais e em sites de reclamações;
- Pesquisa de mercado.
Por meio desses feedbacks, nos diferentes canais, seu escritório pode trabalhar mais para dar atenção às necessidades e fidelizar os clientes.
Programas de fidelização
Existem diversos programas de fidelização de clientes que o seu escritório pode utilizar. Como por exemplo, o sistema de pontuação, que possibilita que o cliente troque os pontos por recompensas, descontos ou uma vantagem única.
Outra maneira de fidelização, é escolher entre os clientes os que podem ser considerados VIP. Esses clientes podem receber um atendimento diferenciado, com cupons de descontos e outros benefícios oferecidos pelo clube de fidelidade.
Fazer o cliente aproveitar bem o produto ou serviço oferecidos
A relação do seu escritório com o cliente não pode acabar quando ele finaliza a compra. Logo depois da compra, é necessário ter ações para garantir que o cliente está usufruindo do serviço da melhor forma possível. Sendo assim, o escritório vê o que a compra fez de diferente no dia a dia do cliente.
Sobre a ABS Growth
A ABS Growth te ajuda a fazer o planejamento estratégico do seu escritório de contabilidade!
Somos uma plataforma de crescimento contábil que auxilia no desenvolvimento de diversos processos do seu escritório de contabilidade. Por meio dos nossos cinco pilares: marketing, vendas, produtos, educação e networking, podemos te ajudar a alcançar os seus objetivos.
Independente do tamanho do seu escritório, a ABS pode te ajudar a aumentar a sua cartela de cliente e te mostrar formas de agregar mais valor aos seus serviços.
Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e descubra todas as soluções que somente a ABS Growth pode te oferecer!