O que é Transformação Digital?

Rogerio
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O que você verá neste artigo:

Você já ouviu falar em transformação digital? Saberia dizer a importância de implementar em sua empresa? Veja todas as respostas neste artigo!

Durante a pandemia de Covid-19, ouvimos falar constantemente sobre a Transformação Digital e a urgência de adaptar-se à nova realidade virtual. Afinal, a realidade que conhecíamos mudou drasticamente, sendo impulsionada por novas tecnologias que facilitam o dia-a-dia de trabalho. 

Mas afinal, você saberia explicar o que significa o termo transformação digital?

Resumidamente, o conceito de transformação digital diz respeito à reestruturação dos processos empresariais, que passa a fazer parte de uma cultura digital.

Ao passar por um processo de transformação digital, a empresa se mantém responsiva às mudanças do mercado e acabam ganhando destaque em meio à concorrência, deixando para trás quem não se adapta e não implementa soluções modernas.

Neste artigo, explicaremos detalhadamente o que é transformação digital e como implementá-la na sua empresa e, assim, manter-se sempre atualizado. Confira!

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O que é Transformação Digital?

O termo Transformação Digital significa reestruturação dos processos de uma empresa, de forma que seja absorvida uma cultura digital com o objetivo de ganhar produtividade. Para isso, a tecnologia se torna central e fundamental para o funcionamento das operações da empresa. Ou seja, as atividades são digitalizadas e os sistemas se tornam parte do dia-a-dia da organização. Este processo auxilia na agilização dos processos operacionais e gerenciais e por meio dele, ainda é possível alavancar os resultados, como consequência das automações e integrações dos dados.

Atualmente, a transformação digital é a razão para determinar a competitividade entre as empresas, de forma de que aquele que se adapta e começa a se transformar se destaca com melhores processos e atrai mais clientes. E, consequentemente, criou-se um senso de urgência nas empresas em todo o mundo para a realização de um processo de transformação digital, na medida em que o avanço tecnológico começou a promover uma digitalização de processos em todo o mundo e de forma acelerada.

De acordo com a consultoria de tecnologia McKinsey, a transformação digital pode ser caracterizada em uma empresa se aciona qualquer um destes gatilhos:

  • Modelos de negócio: criar novas formas de operação e de faturamento;
  • Conectividade: conquistar engajamento completo e em tempo real;
  • Processos: ter foco na experiência do consumidor, com uso de automação para melhorar entregas;
  • Analytics: adoção de uma cultura de dados para melhorar a tomada de decisão.

Em suma, investir em transformação digital significa investir uma série de valores, tais como os listados abaixo:

Como pudemos ver, a transformação digital muda a estrutura de uma empresa, e coloca a tecnologia como essencial. Dessa forma, empresas que investem em tecnologia buscam um retorno positivo sobre este investimento. No entanto, é importante entender que somente introduzir tecnologias não transforma a empresa. Antes de realizar qualquer alteração nos processos e implementar novas tecnologias, é essencial fazer um diagnóstico da situação atual da organização e entender como anda a cultura empresarial para, depois, aprender como os novos processos de transformação digital se enquadram na sua realidade.

Como surgiu a transformação digital?

Por volta do final da década de 90 e início do novo século, surgiu o termo transformação digital. Neste período ocorreu uma grande evolução tecnológica, marcando o início da era digital nos ambientes de trabalho.

Embora o conceito tenha ganho força global de 2010 em diante, no Brasil ainda é algo recente. Há aproximadamente cinco anos que a Industrial Internet of Things (IIoT) vem sendo estudada e aplicada no país.

Qual o objetivo da transformação digital?

A transformação digital tem como objetivo utilizar a tecnologia a serviço das empresas e da sociedade e visa digitalizar os processos e a gestão, migrando-os para o ambiente digital. E, dessa forma, escalonar sua infraestrutura e desenvolver novas soluções para os seus clientes. 

Com isso, queremos dizer que, por intermédio de novas soluções, é possível atenuar e resolver problemas tradicionais com mais praticidade, rapidez e eficácia.

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Por que investir em transformação digital?

A transformação digital pode contribuir, por exemplo, para:

  • Melhorar o aproveitamento de recursos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Tomar decisões estratégicas e bem embasadas;
  • Extrair insights mais reveladores dos clientes;
  • Melhorar a experiência do usuário;
  • Tornar a comunicação mais rápida e assertiva;
  • Integrar setores, tornando as equipes mais sintonizadas e colaborativas;
  • Acessar informações completas de maneira mais plural;
  • Automatizar processos e diminuir a burocratização;
  • Melhorar a interação com os clientes por meio de canais mais instantâneos;
  • Facilitar a análise de desempenho graças às ferramentas de gestão modernas.

Quais os pilares da transformação digital?

Um dos maiores da transformação digital, o americano David L. Rogers, elencou em seu livro “Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital” cinco pilares fundamentais para este processo. Veja a seguir quais são!

Cliente

Os clientes são capazes de se conectar e interagir com a marca de forma mais dinâmica. Também, eles têm um impacto muito maior sobre a reputação das empresas, uma vez que utilizam ferramentas digitais para avaliar e adquirir produtos e serviços dessas companhias.

Dessa maneira, a transformação digital faz com que os clientes sejam considerados como influenciadores e parceiros de inovação de um negócio. E, por esta razão, a empresa deve aplicar ferramentas digitais capazes de melhorar a experiência do usuário.

Competitividade

A transformação digital impactou toda a cadeia de valor da entrega de um produto ou serviço. Isso significa que os impactos não atingem apenas clientes, mas também seus competidores.

No contexto da transformação digital a competitividade possui um significado diferente do tradicional, e é vista mais uma oportunidade e, por isso, é um dos pilares da transformação digital.

A competição se dá pela disputa de influência entre as empresas e também com os modelos de negócios diferentes. E para se destacar em meio a concorrência, é preciso explorar o mercado e os anseios de seus clientes de formas diferentes, buscando pela entrega de melhorias contínuas em seus produtos ou serviços.

Dados

Por conta da transformação digital, a quantidade de dados aumentou consideravelmente, uma vez que as formas de captá-los também foram ampliadas. Hoje em dia, é possível obter informações via pesquisa de mercado, interações e processos do cliente com a empresa.

Além disso, com a utilização cada vez crescente dos consumidores por meio de mídias sociais, dispositivos móveis e canais de interação, a empresa pode captar uma enxurrada de informações dos clientes. Portanto, na era da transformação digital, o maior desafio não é captar dados e sim trabalhar com eles.

Inovação

Na transformação digital, a inovação se torna um procedimento com base no aprendizado contínuo. Ou seja, as ideias que serão testadas são registradas e passam por processos cada vez mais criteriosos antes de serem lançadas no mercado. Em muitos casos, por exemplo, é possível criar protótipos que realmente testam a viabilidade mínima e garantem a maximização do aprendizado em relação ao produto. Dessa forma, pode-se reduzir os riscos desse produto fracassar no mercado.

Valor

Tradicionalmente, a ideia de valor é considerada como algo duradouro e tem uma constância. No entanto, a sociedade está em constante transformação e isso altera os valores que ela quer para si. Dessa forma, a empresa que não acompanha essas transformações pode ficar para trás. 

Qual a importância da transformação digital?

A transformação digital ajuda as empresas a otimizarem os processos, fazendo melhor uso de seus recursos e obtendo as vantagens competitivas necessárias para se destacar no mercado, além de se desenvolverem constantemente.

Por conta da evidente necessidade de transformar-se digitalmente para sobreviver em meio a um mercado altamente competitivo, é importante iniciar o processo de transformação o mais rápido possível e, assim, começar a se beneficiar a partir de agora.

Impacto da transformação na sociedade

De maneira geral, a transformação digital tem um profundo impacto sobre a sociedade. Afinal, a tecnologia transforma diariamente nossas vidas. 

Isto acontece pelo volume e rapidez que recebemos informações, e a tendência é aumentar cada vez mais. Como consequência, as pessoas se tornam mais distraídas, exigentes e cômodas, pois a automatização de produtos e serviços traz essa facilidade.

É essencial compreender que a transformação digital tem profundo impacto sobre a sociedade, de maneira geral. A partir dessa conclusão, se torna mais claro o valor de implementar programas de mudança nas empresas.

No entanto, também surgem novos desafios em consequência da tecnologia. Como transtornos ligados ao não preparo das empresas em relação às reclamações de clientes e o ato de digitalizar sem preocupar com a experiência do usuário ao longo do processo de compra.

Podemos ver que por meio da evolução da tecnologia, surgem tanto novas soluções quanto problemas que precisam de atenção, o que obriga as empresas a se adaptar para suprir as demandas da sociedade. E é exatamente por isso que a transformação digital surgiu. Por meio dela, é possível otimizar processos e evitar as problemáticas.

Desafios da transformação digital

Implementar a transformação digital não é um processo fácil e muito menos simples. Durante a implementação podem ocorrer dificuldades e desafios, principalmente ao iniciá-lo. Confira a seguir os principais desafios!

Falta de iniciativa

A falta de iniciativa é o primeiro problema que as organizações enfrentam ao iniciar o processo de transformação digital.

Um estudo realizado pela McKinsey & Company revelou que menos de 40% das indústrias, em geral, são digitalizadas, apesar do uso relativamente amplo da tecnologia. Esta pesquisa mostra que é preciso mais do que ações isoladas para causar mudanças reais em uma empresa, e isso exige iniciativa dos líderes. 

Dificuldades para lidar com novas tecnologias

Em meio a um processo de transformação digital, existirão funcionários que vão enfrentar mais dificuldades para aderir às novas tecnologias implementadas. Por isso, é importante oferecer treinamentos e incentivar o uso contínuo dessas novas soluções.

Falta de clareza na estratégia

Para que todos consigam entender sem dificuldades, é preciso definir metas claras e bem definidas. Sem isso, não será simples descobrir o quanto sua empresa conseguiu otimizar os processos.

Dificuldades técnicas

A falta de pessoal qualificado é outro problema enfrentado na implementação da transformação digital. E para resolver esse problema é necessário buscar os melhores profissionais e investir no treinamento e qualificação constantes para quem já trabalha na empresa.

Caso contrário, será impossível ver progresso, já que as soluções serão planejadas e executadas sem a eficácia necessária.

Cultura da empresa

A cultura da empresa é determinante no tipo de projetos que serão desenvolvidos ou abandonados. Esse é um processo que precisa acontecer de forma contínua, porém há o desafio da criação de uma cultura voltada para a inovação dentro da empresa.

Por isso, é preciso fazer um esforço enorme de mudar certos aspectos culturais das companhias antes de desenvolver programas de transformação digital e colocá-los em prática. Também, é preciso que os colaboradores sejam incentivados e se sintam à vontade para propor novas soluções.

Esse é um dos desafios mais complexos de resolver, e talvez o que leve mais tempo.

Data silos

Estar em todos os canais é importante, mas isso tem como consequência a criação de “data silos”, dados soltos e que impedem a consistência. Isto ocorre sempre que um sistema de dados é incompatível ou não está integrado com outros sistemas.

Unir todos estes pontos e trabalhar a experiência do cliente de uma forma otimizada é um dos principais problemas que a organização precisa enfrentar.

Garantia de retorno

A maioria das empresas toma decisões com base no ROI das iniciativas apresentadas.

Mas, no caso de uma transformação total como essa, fica difícil quantificar o retorno sobre o investimento, até porque os benefícios não serão sentidos apenas a curto prazo.

Se trata de uma adaptação para manter as empresas vivas por muito mais tempo, então esse não deve ser um motivo para deixar de experimentar.

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Qual a diferença entre digitização, digitalização e transformação digital?

A digitização surgiu do termo em inglês “digitalization”. E embora pareçam sonoramente,  digitização não tem correlação com o conceito de digitalização.

Digitização se refere ao processo de transformar o negócio em digital e envolve desde o seu modelo de negócios, até o seu fluxo de valor, implicando mudanças na sua forma de atuar, modificando seus processos atuais e complicados, transformando-os em processos mais inteligentes.

Já o conceito de digitalização está relacionado com a passagem dos dados físicos para o meio digital. Enquanto a transformação digital, como dissemos anteriormente, é um processo no qual as empresas se utilizam do que há de mais tecnológico na atualidade para aumentar a sua produtividade. Consequentemente, mudar e potencializar os seus resultados. 

Como implementar a transformação digital?

Durante o texto, aprendemos que a transformação digital é um recurso fundamental e necessário para as empresas. No entanto, para uma adoção das estratégias de forma eficaz e benéfica, é necessário ter um plano detalhado. Ou seja, não basta só adotar ferramentas que estão em alta, apenas por meio de um planejamento que o processo se tornará o mais útil e eficaz possível, criando ações e mudanças para diversos setores da empresa.

Para que você tenha uma ideia de como essa transformação digital deve ser feita, acompanhe a seguir algumas etapas para que essa transformação seja bem-sucedida em sua empresa!

Conheça os problemas do seu negócio

O primeiro passo é entender mais sobre a realidade da empresa e saber quais são as principais burocracias e gargalos enfrentados.

Para isso, é importante não só conversar com os gestores e líderes indiretos, mas entender as dificuldades enfrentadas pelos funcionários. Dessa forma, também é possível descobrir o que pode ser otimizado com a ajuda da tecnologia. E, assim, serão implementadas inovações que atendam a necessidades reais.

Tenha um bom planejamento 

Um bom planejamento é essencial para seu processo de digitalização. Se não houver um bom plano estratégico por trás da implementação, ela pode ser em vão.

Um processo de transformação digital deve ter objetivos e metas, e é importante que eles vão além de “atualizar-se”. Ela deve ser um meio para um objetivo mais específico, seja melhorar a produtividade, fazer integrações ou entregar uma melhor experiência aos clientes, por exemplo.

Por meio do planejamento, é possível documentar as etapas de transição e monitorar cada execução. Dessa forma, os gestores podem acompanhar detalhadamente o processo de implementação e, assim, entender quais os pontos fortes e fracos da atuação.

Crie uma nova cultura organizacional

Para uma transformação digital bem sucedida, é essencial remodelar a cultura organizacional e envolver todos os stakeholders no projeto. Dessa forma, não ocorre o risco do processo ser iniciado e, logo em seguida, abandonado.

Desenvolva as habilidades necessárias

Investir na capacitação e treinamento dos colaboradores é essencial para que dificuldades técnicas não se tornem motivos para impedir o processo. Afinal, os funcionários são parte essencial do processo de transformação digital. Quanto mais treinamentos para que desenvolvam as habilidades necessárias para serem executadas, melhor será essa transformação.

Desenvolva novos processos 

A transformação digital tem o poder de desbloquear o potencial do seu time com uso de processos digitais, tecnológicos e otimizados. Isso acontece porque com ajuda de sistemas e de tecnologias, sua empresa deve desenvolver novos processos. Ou seja, eliminar aquilo que não agrega valor e focar no core do negócio.

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